Professores detentores do conhecimento de um lado, alunos receptores de informação do outro. No futuro da educação, isso não será mais possível. O motivo é claro, e urgente: a revolução tecnológica que vivemos desde a popularização da internet está rompendo com vários padrões da sociedade.
Nesse contexto, a escola exerce papel fundamental – e precisa ser ágil para responder aos desafios do futuro da educação. Saiba, a seguir, quais são eles e como agir para garantir um ensino de qualidade.
O QUE O FUTURO NOS RESERVA?
A revolução tecnológica avança em todas as esferas da sociedade. Na indústria, a automatização de processos tem sido usada como estratégia para aumentar a produtividade. Ao mesmo tempo, novidades como internet das coisas, computação em nuvem e machine learning passam a exigir novas habilidades dos profissionais.
Em vez de realizarem atividades repetitivas e padronizadas, os empregados passam a ter desafios maiores. Eles precisam ter liderança, autonomia e iniciativa a fim de solucionar problemas complexos. Devem ter senso crítico para selecionar e avaliar e informações, além de saber mobilizar parceiros visando cumprir metas.
Também será necessário incorporar com agilidade as novidades que forem surgindo, ter habilidade para se comunicarem claramente e propor soluções criativas.
Buscando contar com equipes de alta performance, as empresas procuram profissionais que sejam especializados, mas que também possuam habilidades comportamentais específicas.
É por isso que se fala tanto em futuro da educação, porque os novos desafios exigem uma nova atitude da escola.
5 DESAFIOS DO FUTURO DA EDUCAÇÃO
Ensino de competências: no futuro da educação, o aluno deverá ser estimulado a desenvolver competências. Ou seja, deve aprender a trabalhar em colaboração, a ser autoconfiante, a liderar, a ser resiliente, etc.
Personalização da aprendizagem: a escola já não será eficaz de utilizar o mesmo método de ensino para todos os alunos. Precisará, ao contrário, usar estratégias variadas para considerar as preferências, o tempo e as dificuldades da turma.
Aluno como protagonista: professores devem incentivar desde cedo a iniciativa e o poder de mobilização dos alunos. Eles deverão exercer o autoconhecimento e a autonomia na escola.
Professor como mentor: a aula do futuro da educação precisa contar com mentores que incentivem a iniciativa dos alunos e os orientem para o desenvolvimento de projetos.
Novas formas de avaliação: a prova tradicional já não será suficiente para avaliar o desempenho do aluno. O futuro da educação necessitará contar com outras estratégias com o intuito de avaliar sua evolução.
FUTURO DA EDUCAÇÃO: COMECE APROVEITANDO ESTAS 5 OPORTUNIDADES
Visando incorporar o futuro da educação em sua realidade, incentive que professores adotem as seguintes estratégias:
Aprendizagem por meio de projetos: estimule a autonomia e a confiança dos alunos em relação ao desenvolvimento de projetos que contribuam para solucionar problemas da comunidade escolar. Também pode ser a chance de ensinar cidadania e sustentabilidade.
Ensino interdisciplinar e transversal: promova a aproximação e o diálogo entre professores de componentes curriculares distintos. Assim, podem encontrar desafios em comum e criar estratégias que proporcionem um ensino mais integrado e contextualizado.
Tecnologia como estratégia para personalizar ensino: pense em como o celular, o tablet e o computador podem ser empregados como ferramenta para personalizar a aprendizagem no futuro da educação. Eles podem servir, por exemplo, para a aplicação da metodologia da sala de aula invertida.
Escola como laboratório: inclua o vocabulário e as estratégias de desenvolver novos produtos e soluções no dia a dia da escola. Uma opção é incentivar que os projetos incluam etapas de prototipagem de soluções.
Incentivo à atitude empreendedora: faça com que a escola seja o espaço em que a turma se sinta à vontade para sugerir o desenvolvimento de ideias próprias. Permita que o aluno as teste, erre e tente novamente. Incentive-o a mobilizar os colegas em torno de uma solução e que se envolva no desenvolvimento de soluções de outros alunos.
A boa notícia é que há muitas informações e ideias que podem ser utilizadas para incluir sua escola no futuro da educação.
Quer saber mais e conversar sobre, chame a gente no
Comments