Como você sabe quando surgiu uma boa ideia? Hazel Davis falou com o especialista em idéias John Ingledew para descobrir ...
“Boas ideias sempre causam uma reação quando são encontradas”, diz John Ingledew, autor de How To Have Great Ideas . “Grandes ideias sempre causam uma reação grande e grande.”
Com isso em mente, uma piada é uma analogia perfeita para uma ideia, diz Ingledew, que ensinou e escreveu sobre o pensamento criativo nos últimos 20 anos. “Quando você ouve uma piada, sabe imediatamente se ela funciona - a reação será espontânea ou silenciosa. Uma reação significa que é uma ideia bem sucedida. Se é realmente engraçado o que você faz? Você conta para outra pessoa - você espalha a ideia.
Grandes ideias também se espalham assim, diz Ingledew. "Seus amigos dirão: 'Você já viu esse ótimo produto novo ou ótimo novo anúncio, loja, filme, carro, prédio, roupa ..."
Às vezes pode ser tentador pensar que nossas idéias estão "lá fora" e silenciosamente colocá-las de volta em sua caixa, para nunca mais serem mencionadas. Mas Ingledew acha que isso é um erro. "O medo de ser ridicularizado por sugerir algo novo faz com que muitas dessas grandes ideias não sejam ditas", diz ele. “Para levar isso adiante, ser ridicularizado deveria - às vezes - ser o objetivo. Isso significa que você tem alguma coisa. Isso causou uma reação.
Há também o perigo de ficar muito preso ao que é atualmente possível. “Esqueça a tecnologia e o que ela pode ou não fazer no momento”, aconselha Ingledew. "Ele sempre vai acompanhar e ajudar a criar grandes ideias."
Em vez disso, devemos abraçar nossa criança interior e brincar com idéias, se quisermos ser realmente criativos, diz Ingledew. "Nós éramos todos incrivelmente criativos como crianças da escola no playground, inventando jogos com as coisas que estavam à mão", diz ele. “Um bastão pode ter tantas coisas: um sabre de luz, um poste, uma espada de cavaleiro, um bastão de críquete, qualquer coisa.
“Como adultos, perdemos essa maneira de pensar. Seja brincalhão para descobrir novas idéias, ser brincalhão com objetos, materiais e linguagem e idéias sempre se apresentarão. ”
Ingledew diz que a Grã-Bretanha tem sido líder em educação em arte, design e mídia, graças à sua abordagem diferente ao ensino da criatividade. Como professor e antigo aluno da Central St Martins, sempre acreditou que a ludicidade, o desafio e a experimentação são fundamentais para descobrir novas ideias e isso é algo que fizemos particularmente bem no Reino Unido.
Em última análise, não devemos deixar que nada nos impeça de apresentar grandes ideias - nem mesmo barreiras potenciais, como orçamento ou investimento. Às vezes as melhores ideias podem surgir quando realmente deixamos nossas mentes correrem loucas.
Ingledew diz que uma dessas ideias malucas se desenvolveu em uma aula que ele estava ensinando recentemente. Eles estavam discutindo os benefícios de assistir a esportes ao vivo - “a enorme excitação e emoção e todo o cantar, bater palmas, cantar e libertar catártico quando há um save, catch, score, home-run ou vitória”. Eles concluíram que, se todos pudessem participar de eventos esportivos ao vivo, a sociedade seria muito mais feliz.
Mas como você pode fazer isso acontecer? É aí que a turma do Ingledew teve uma idéia maluca: “Muitos dos principais eventos esportivos, como o Premier League Football, são basicamente anúncios que promovem negócios globais em massa que circulam pelo planeta, todos na multidão são apenas um extra em um anúncio ”, explica ele. “Se você fosse um extra em um anúncio da Pepsi, esperaria receber o pagamento. Então, tivemos a ideia de que, no futuro, os torcedores deveriam ser pagos para lotar os estádios ”.
Embora possa ser difícil vender para equipes esportivas que ganham dinheiro com a venda de ingressos, isso prova que as ideias podem vir de qualquer lugar, se você simplesmente as deixar.
Texto extraído do blog virgin.com
Quer saber mais e conversar sobre, chame a gente no whatsapp.
Comments